CAPELA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Jardim Bartira

domingo, 13 de junho de 2010


Leituras Relacionadas ao dia 13/06/2010 - CNBB
Verde. 11º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - 2Sm 12,7-10.13
O Senhor perdoou o teu pecado,
de modo que não morrerás!
Leitura do Segundo Livro de Samuel 12,7-10.13
Naqueles dias:7Natã disse a Davi: "Esse homem és tu!Assim diz o Senhor, o Deus de Israel:Eu te ungi como rei de Israel,e salvei-te das mãos de Saul.8Dei-te a casa do teu senhore pus nos teus braços as mulheres do teu senhor,entregando-te também a casa de Israel e de Judá;e, se isto te parece pouco,vou acrescentar outros favores.9Por que desprezaste a palavra do Senhor,fazendo o que lhe desagrada?Feriste à espada o hitita Urias,para fazer da sua mulher a tua esposa,fazendo-o morrer pela espada dos amonitas.10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa,porque me desprezastee tomaste a mulher do hitita Uriaspara fazer dela a tua esposa.13Davi disse a Natã; "Pequei contra o Senhor".Natã respondeu-lhe:"De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado,de modo que não morrerás!Entretanto,por teres ultrajado o Senhor com teu procedimentoo filho que te nasceu morrerá".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 31,1-2.5.7.11 (R. cf 5ad)
R.Eu confessei, afinal, meu pecado
e perdoastes, Senhor, minha falta.

1Feliz o homem que foi perdoado*e cuja falta já foi encoberta!2Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado,*e em cuja alma não há falsidade! R.
5Eu confessei, afinal, meu pecado,*e minha falta vos fiz conhecer.Disse: "Eu irei confessar meu pecado!"*E perdoastes, Senhor, minha falta. R.
7Sois para mim proteção e refúgio;na minha angústia me haveis de salvar,*e envolvereis a minha alma no gozo.11Regozijai-vos, ó justos, em Deus,e no Senhor exultai de alegria!*Corações retos, cantai jubilosos! R.


2ª Leitura - Gl 2,16.19-21
Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 2,16.19-21
Irmãos:16Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei deMoisés, mas por crer em Jesus Cristo,nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo.Assim fomos justificados pela fé em Cristoe não pela prática da Lei,porque pela prática da Lei ninguém será justificado.19Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei,a fim de viver para Deus.Com Cristo, eu fui pregado na cruz.20Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim.Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé,crendo no Filho de Deus,que me amou e por mim se entregou.21Eu não desprezo a graça de Deus.Ora, se a justiça vem pela Lei,então Cristo morreu inutilmente.Palavra do Senhor.


Evangelho - Lc 7,36-8,3
Os muitos pecados que ela cometeu estão
perdoados porque ela mostrou muito amor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,36-8,3
Naquele tempo:36Um fariseu convidou Jesuspara uma refeição em sua casa.Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora,soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu.Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus;com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés,enxugava-os com os cabelos,cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.39Vendo isso,o fariseu que o havia convidadoficou pensando:"Se este homem fosse um profeta,saberia que tipo de mulher está tocando nele,pois é uma pecadora."40Jesus disse então ao fariseu:"Simão, tenho uma coisa para te dizer."Simão respondeu: "Fala, mestre!"41"Certo credor tinha dois devedores;um lhe devia quinhentas moedas de prata,o outro cinqüenta.42Como não tivessem com que pagar,o homem perdoou os dois.Qual deles o amará mais?"43Simão respondeu:"Acho que é aquele ao qual perdoou mais."Jesus lhe disse:"Tu julgaste corretamente."44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão:"Estás vendo esta mulher?Quando entrei em tua casa,tu não me ofereceste água para lavar os pés;ela, porém, banhou meus pés com lágrimase enxugou-os com os cabelos.45Tu não me deste o beijo de saudação;ela, porém, desde que entrei,não parou de beijar meus pés.46Tu não derramaste óleo na minha cabeça;ela, porém, ungiu meus pés com perfume.47Por esta razão, eu te declaro:os muitos pecados que ela cometeu estão perdoadosporque ela mostrou muito amor.Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor."48E Jesus disse à mulher:"Teus pecados estão perdoados."49Então, os convidados começaram a pensar:"Quem é este que até perdoa pecados?"50Mas Jesus disse à mulher:"Tua fé te salvou. Vai em paz!"8,1Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados,pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus.Os doze iam com ele;2e também algumas mulheresque haviam sido curadas de maus espíritos e doenças:Maria, chamada Madalena,da qual tinham saído sete demônios;3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes;Susana, e várias outras mulheresque ajudavam a Jesus e aos discípuloscom os bens que possuíam.Palavra da Salvação.


Evangelho - Lc 7,36-50
Os muitos pecados que ela cometeu estão
perdoados porque ela mostrou muito amor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,36-50
Naquele tempo:36Um fariseu convidou Jesuspara uma refeição em sua casa.Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora,soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu.Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus;com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés,enxugava-os com os cabelos,cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.39Vendo isso, o fariseu que o havia convidadoficou pensando:"Se este homem fosse um profeta,saberia que tipo de mulher está tocando nele,pois é uma pecadora."40Jesus disse então ao fariseu:"Simão, tenho uma coisa para te dizer."Simão respondeu: "Fala, mestre!"41"Certo credor tinha dois devedores;um lhe devia quinhentas moedas de prata,o outro cinqüenta.42Como não tivessem com que pagar,o homem perdoou os dois.Qual deles o amará mais?"43Simão respondeu:"Acho que é aquele ao qual perdoou mais."Jesus lhe disse:"Tu julgaste corretamente."44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão:"Estás vendo esta mulher?Quando entrei em tua casa,tu não me ofereceste água para lavar os pés;ela, porém, banhou meus pés com lágrimase enxugou-os com os cabelos.45Tu não me deste o beijo de saudação;ela, porém, desde que entrei,não parou de beijar meus pés.46Tu não derramaste óleo na minha cabeça;ela, porém, ungiu meus pés com perfume.47Por esta razão, eu te declaro:os muitos pecados que ela cometeu estão perdoadosporque ela mostrou muito amor.Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor."48E Jesus disse à mulher:"Teus pecados estão perdoados."49Então, os convidados começaram a pensar:"Quem é este que até perdoa pecados?"50Mas Jesus disse à mulher:"Tua fé te salvou. Vai em paz!"Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário