CAPELA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Jardim Bartira

domingo, 6 de junho de 2010

Leituras Relacionadas ao dia 06/06/2010 - CNBB
Verde. 10º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - 1Rs 17,17-24
Eis aqui, vivo, o teu filho.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 17,17-24
Naqueles dias:17Sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente,e o seu mal era tão grave que ele já não respirava.18Então a mulher disse a Elias:"O que há entre mim e ti, homem de Deus?Porventura vieste à minha casapara me lembrares os meus pecadose matares o meu filho?"19Elias respondeu-lhe:"Dá-me o teu filho!"Tomando o menino do seu regaço,levou-o ao aposento de cima onde ele dormia,e o pôs em cima do seu leito.20Depois, clamou ao Senhor, dizendo:"Senhor, meu Deus,até a viúva, em cuja casa habito como hóspede,queres afligir, matando-lhe seu filho?"21Depois, por três vezes,ele estendeu-se sobre o menino e suplicou ao Senhor: "Senhor, meu Deus,faze, te rogo, que a alma deste meninovolte às suas entranhas".22O Senhor ouviu a voz de Elias:a alma do menino voltou a elee ele recuperou a vida.23Elias tomou o menino, desceu com eledo aposento superior para o interior da casa,e entregou-o à sua móe, dizendo:"Eis aqui o teu filho vivo".24A mulher exclamou:"Agora vejo que és um homem de Deus,e que a palavra do Senhor é verdadeira em tua boca".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 29,2.4.5-6.11.12a.13b (R.2a.4b)
R.Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastese preservastes minha vida da morte.!
2Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,*e não deixastes rir de mim meus inimigos!4Vós tirastes minha alma dos abismos*e me salvastes, quando estava já morrendo!R.
5Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,*dai-lhe graças e invocai seu santo nome!6Pois sua ira dura apenas um momento,*mas sua bondade permanece a vida inteira;se à tarde vem o pranto visitar-nos,*de manhã vem saudar-nos a alegria.R.
11Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!*Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!12Transformastes o meu pranto em uma festa,*13Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!R.


2ª Leitura - Gl 1,11-19
Dignou-se revelar-me o seu Filho,
para que eu o pregasse entre os pagãos.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 1,11-19
11Asseguro-vos, irmãos,que o evangelho pregado por mimnão é conforme a critérios humanos.12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum,mas por revelação de Jesus Cristo.13Certamente ouvistes falarcomo foi outrora a minha conduta no judaísmo,com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus14e como progredia no judaísmomais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-meextremamente zeloso das tradiçðes paternas.15Quando, porém,aquele que me separou desde o ventre maternoe me chamou por sua graça16se dignou revelar-me o seu Filho,para que eu o pregasse entre os pagãos,não consultei carne nem sangue17nem subi, logo, a Jerusalémpara estar com os que eram apóstolos antes de mim.Pelo contrário, parti para a Arábiae, depois, voltei ainda a Damasco.18Três anos mais tarde, fui a Jerusalémpara conhecer Cefase fiquei com ele quinze dias.19E não estive com nenhum outro apóstolo,a não ser Tiago, o irmão do Senhor.Palavra do Senhor.


Evangelho - Gl 7,11-17
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,11-17
Naquele tempo:11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim.Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão.12Quando chegou à porta da cidade,eis que levavam um defunto,filho único; e sua mãe era viúva.Grande multidão da cidade a acompanhava.13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com elae lhe disse: "Não chore!"14Aproximou-se, tocou o caixão,e os que o carregavam pararam.Então, Jesus disse:"Jovem, eu te ordeno, levanta-te!"15O que estava morto sentou-se e começou a falar.E Jesus o entregou à sua mãe.16Todos ficaram com muito medoe glorificavam a Deus, dizendo:"Um grande profeta apareceu entre nóse Deus veio visitar o seu povo."17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira,e por toda a redondeza.Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário